ÚLTIMAS

FAIAL | Luís Garcia destaca força demonstrada pela população das  ilhas afetadas pelo sismo em 1998

537views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís  Garcia, destacou ontem, na Ribeirinha, a força demonstrada pela população das ilhas afetadas  pelo sismo em 1998, considerando-a uma “lição de resiliência” que deve servir de “inspiração  para todos”. 

Discursando na Sessão Solene Evocativa dos 25 anos do Sismo de 1998, organizada pela Junta  de Freguesia da Ribeirinha e pela Câmara Municipal da Horta, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores lembrou os tempos difíceis que se seguiram, sublinhando que a  população, mesmo “perante todas as dificuldades, não perdeu a esperança e continuou de pé”. 

“Foi preciso fazer das tripas coração para tentar organizar o caos que se via por todo o lado”,  mas “não faltou quem se chegasse à frente para organizar todas estas tarefas”, recordou o  Presidente do Parlamento açoriano, salientando que autoridades e civis “trabalharam  duramente, lado a lado, dia e noite, para evitar tragédias maiores”. 

Numa cerimónia de evocação da tragédia, que fez oito vítimas mortais, o Presidente Luís Garcia  expressou “solidariedade para com todas as famílias que perderam entes queridos”, e  manifestou publicamente o seu “eterno agradecimento” a todos quantos trabalharam no socorro  e ajuda posterior à população daquelas ilhas. 

Reconhecendo que o povo açoriano tem uma boa cultura de proteção civil, o Presidente da  Assembleia acrescentou que “estes momentos de evocação devem igualmente servir para  refletirmos sobre a nossa preparação para enfrentar eventos semelhantes no futuro”. 

“É fundamental continuar a investir na educação e na sensibilização para a prevenção de  desastres naturais, garantindo que todos os cidadãos estejam preparados e informados sobre  como agir em caso de emergência”, afirmou. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.