A Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do Grupo SATA (CPIGGS) foi instalada esta tarde, numa reunião presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, que teve lugar na sala das comissões da sede do Parlamento açoriano, na cidade da Horta.
Depois da instalação, procedeu-se à eleição da mesa da comissão, tendo sido eleito para Presidente da Comissão o Deputado Berto Messias, o Grupo Parlamentar do PS, para Secretário o Deputado Flávio Soares, do Grupo Parlamentar do PSD, e para relator da comissão parlamentar de inquérito o Deputado Tiago Branco, do Grupo Parlamentar do PS.
Integram ainda esta comissão os Deputados Andreia Cardoso (GP PS), António Vasco Viveiros e Sabrina Furtado (GP PSD), Rui Martins (GP CDS-PP), António Lima (GP BE), Paulo Estêvão (GP PPM), José Pacheco (RP CHEGA), Nuno Barata (RP IL) e Pedro Neves (RP PAN).
Recorde-se que a Resolução da ALRAA n.º 26/2023/A, que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito à Gestão do Grupo SATA, foi aprovada em Plenário a 12 de maio de 2023 e tem por objetivo apurar as causas do agravamento do desequilíbrio económico e financeiro do grupo entre 2013 e 2019, bem como analisar o exercício da função acionista por parte do Governo Regional dos Açores no mesmo período.
A Comissão de Inquérito agora instalada tem um prazo de 180 dias para apresentar o relatório final ao Plenário da Assembleia Legislativa dos Açores.
ALRAA/RÁDIOILHÉU