TERCEIRA | Infraestruturas de apoio à pesca vão consolidar posição de São Mateus no setor, realça José Manuel Bolieiro
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à apresentação do projeto das infraestruturas de apoio às pescas em São Mateus, em Angra do Heroísmo, destacando o papel da vila neste setor e valorizando todos os profissionais da pesca.
“A atividade piscatória não pode ser um parente pobre das políticas públicas e do desenvolvimento do território”, sustentou o governante, acompanhado na cerimónia pelo titular da pasta do Mar e Pescas, Manuel São João, e a governante com a tutela das Infraestruturas, Berta Cabral.
A obra, orçada em cerca de um milhão de euros, a que acresce IVA, deverá estar pronta no verão de 2024, e trará “melhores condições de trabalho e mais confiança” a todos os pescadores da freguesia e vila.
São Mateus, vincou José Manuel Bolieiro, tem uma “história e capacidade de criação” de riqueza por via da atividade piscatória.
“O nosso compromisso é continuar a dignificar a vila com investimentos”, sempre com foco em “quem trabalha e gera riqueza”, embora haja, necessariamente, “prioridades” que têm de ser definidas mediante os recursos financeiros existentes.
“Tenho confiança. O projeto aqui está, primeiro, e assumido está o compromisso; há uma cronologia e está perspetivado o tempo em que vamos transformar uma ideia numa realidade”, disse ainda.
O Presidente do Governo lembrou as políticas do atual Executivo de promover uma melhoria de rendimentos em toda a cadeia neste setor, aliando isso à formação profissional de pescadores e a “melhores condições de trabalho para todos”
“Estamos a fazer isto com uma visão integrada, com segurança, vigilância e cumprimento da lei”, concretizou.
E prosseguiu: “Não posso deixar de expressar o meu orgulho por estarmos a fazer bem, num percurso constante para o nosso desenvolvimento, também no setor das pescas”.
GRA/RÁDIOILHÉU