O Porto da Horta e o navio de cruzeiros de expedição “World Voyager” foram os protagonistas da centésima escala de navios de cruzeiros registada nos Açores, em 2023. Associado a este número de escalas, recebemos mais de 95 mil passageiros e 49 mil tripulantes, que nos visitaram em apenas quatros meses e 10 dias.
Até à data desta publicação, São Miguel, com 50 escalas, foi a ilha mais visitada e também a com mais passageiros, perto de 63 mil. A ilha Terceira com cerca de 23 mil passageiros e 17 escalas foi a segunda ilha com mais movimento, quedando-se a ilha do Faial com 15 escalas e 7 mil passageiros. Graciosa com seis escalas e São Jorge com quatro, também assumiram destaque no período em análise.
Como já vem sendo habitual, abril mantêm-se como o mês em que os portos açorianos registaram maior número de visitas, sendo que até ao final de 2023, a Portos dos Açores SA tem agendadas mais 100 escalas, que deve representar, sensivelmente, um movimento de passageiros na Região na ordem das 70 mil pessoas.
Neste contexto, particular relevância para o facto de metade destas escalas terem sido concretizadas por navios de cruzeiro de última geração, equipados com os mais recentes padrões de eficiência energética e com recurso a tecnologias alternativas de ponta, que reduzem muito significativamente o impacto ambiental. Indissociável desta realidade estão os navios de expedição, que têm trazido a estas paragens grupos mais restritos de visitantes, que além do elevado poder de compra, têm especial apetência pela experiência que estas nove ilhas proporcionam.
PA/SA/RÁDIOILHÉU