Rui Anjos realçou esta sexta-feira que os “Açorianos continuam sem medidas de apoio ao aumento da energia elétrica”, lembrando que este Governo da coligação, que tanto apregoa a centralidade do Parlamento dos Açores, “continua sem cumprir um projeto de resolução do PS para a criação de um plano regional de poupança de energia e medidas de apoio às famílias e empresas para estabilização dos preços de bens e serviços”, iniciativa aprovada em janeiro.
O deputado do PS falava no debate de uma proposta de alteração ao regime jurídico de preços dos bens e serviços vendidos nos Açores.
“Passados 3 meses nada sabemos sobre a aplicação deste plano e, com isso, perdem novamente os Açorianos”, frisou Rui Anjos.
O parlamentar manifestou a sua “profunda preocupação, estranheza e incompreensão” com o facto de, a nível regional, “ainda não terem sido adotadas medidas mitigadoras dos custos com a energia elétrica”, o que “exerce uma grande pressão sobre os rendimentos das famílias e das empresas Açorianas”.
Rui Anjos considerou mesmo que o Governo Regional da coligação PSD/CDS-PP/PPM revelou uma “total insensibilidade no mês passado, quando aumentou em 10 cêntimos Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
O deputado do PS/Açores sublinhou, ainda, que o facto do Governo Regional não fazer uso das suas competências nesta matéria está a “provocar impactos diretos em setores tão fundamentais da nossa economia regional como a Agricultura, as Pescas e a própria Indústria”.
“Sabemos que a pandemia e a guerra não foram provocadas pelo Governo Regional. Mas este tem a obrigação de aplicar medidas que mitiguem os enormes desafios com que as famílias e as empresas Açorianas se deparam, face a esta crise inflacionista”, destacou.
Para Rui Anjos, esta iniciativa, cujo assunto é reincidente no Parlamento Regional, é “reveladora de que continuam a existir problemas que não estão a ser resolvidos”.
“O que vale aos Açorianos são as medidas que o Governo da República, da responsabilidade do PS, tem apresentado a nível nacional, que têm mitigado aa dificuldades que as famílias e as empresas Açorianas estão a sentir, uma vez que o Governo Regional está passivo e alheado deste combate”, frisou.
“O Grupo Parlamentar do PS tem apresentado medidas concretas na Assembleia Regional, com soluções para as famílias e as empresas Açorianas, corrigindo, em muitos casos, as medidas pouco eficazes do Governo Regional. É preciso mitigar, com urgência, o aumento dos custos de produção e fazer com que isso se reflita no preço final pago pelo consumidor, na prateleira de uma qualquer superfície comercial”, finalizou Rui Anjos.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU