PONTA DELGADA | Agenda. “Contos Populares Portugueses da Califórnia” será lançado na Livraria Letras Lavadas
A Bruma Publications e a Letras Lavadas, como parte do projecto Diáspora Açoriana do Portuguese Beyond Borders Institute na Universidade Estadual da Califórnia, em Fresno, irão apresentar o “livro Contos Populares Portugueses da Califórnia” (recolha e transcrição de Manuel Costa Fontes), após um diálogo acerca da maior comunidade de origem açoriana nos Estados Unidos da América, as suas histórias, vivências e potencialidades.
A sessão terá lugar na Livraria Letras Lavadas, no dia 11 de Março (sábado), pelas 17h, e contará com as presenças de Diniz Borges (Bruma Publications) e de José Andrade (Director Regional das Comunidades).
“Contos Populares Portugueses da Califórnia” pretende contribuir para preservar uma velha tradição em via de desaparecimento, inclui 64 contos gravados e 26 informantes açorianos (20) e madeirenses (6). Sendo de carácter indo-europeu, alguns contos são mais antigos do que a existência das nações. A introdução, em português e inglês, inclui um panorama da imigração portuguesa para a Califórnia. Fielmente transcritos a fim de reflectir a maneira de falar de cada informante, os contos começam com resumos em inglês, sendo seguidos pela classificação internacional de Isabel Cardigos e Paulo Correia, a qual, além do Brasil, inclui numerosos paralelos do mundo de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor), assim como variantes do mundo cultural ibérico a que Portugal pertence (Espanha, América Espanhola, e Sefarditas). O livro termina com quatro apêndices: vocabulário (os anglicismos estão colocados no fim), informantes, motivos e tipos-conto.
A presente colecção foi recolhida entre 1973 e 1975. Teve início no Vale de San Joaquín (Tracy, Turlock), prosseguindo no sul do estado, em Artesia, onde se radicalizou uma grande comunidade oriunda da Terceira, e depois em San Lorenzo, na área da Baía de São Francisco. No Sul, o autor também colectou informantes em Chino, Ontario, Los Angeles e San Diego. Cinquenta dos 86 contos e anedotas desta colecção foram incluídas na sua tese de doutoramento na Universidade da Califórnia, Los Angeles.
LV/RÁDIOILHÉU