O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, recebeu em audiência, para apresentação de cumprimentos, o novo Bispo da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
O chefe do Executivo açoriano destacou, após o encontro, no Palácio de Sant’Ana, que o Governo dos Açores “é parceiro no desenvolvimento daquela que é a ação solidária, educativa e culturalmente elevada que a Diocese dá e tem dado na história dos açorianos”.
Para o Presidente do Governo, é necessária “uma colaboração em parceria”, com vista ao processo da “inclusão e realização pessoal” dos açorianos na sociedade.
Para isso, avançou, são necessárias políticas destinadas ao “sucesso social e educativo”, reforçando a afirmação de uma “cidadania participativa nas instituições”.
Segundo José Manuel Bolieiro, é preciso haver igualmente uma “solidariedade intergeracional” entre as crianças e os mais idosos, faixas etárias em que a fragilidade social “é mais patente”.
A “lógica da assistência” é fundamental para limitar “exclusões sociais”, reforçou também, explicando que permite combater “as necessidades mais prementes que a pobreza implica para as pessoas e para as famílias”.
Este pendor social pode ser construído mutuamente entre “o Governo, as autarquias, mas também com a Igreja e com as instituições laicas da sociedade açoriana”, lembrou José Manuel Bolieiro
O Presidente do Executivo deixou ainda a garantia de que o Governo dos Açores trabalha e vai continuar a trabalhar com outros parceiros, nomeadamente a Igreja, através do reforço de financiamento público, para garantir “uma sinergia” e continuar a promover “projetos de combate à pobreza” na região.
GRA/RÁDIOILHEU