ÚLTIMAS

TERCEIRA | Casa do Povo da Feteira inaugura Centro de Atividades de Tempos Livres

643views

A Casa do Povo da Feteira, em Angra do Heroísmo, inaugurou, esta quinta-feira, dia 1 de setembro de 2022, a nova resposta social de Centro de Atividades de Tempos Livres, numa parceria que cimentou com a “Olhar Poente” – Associação de Desenvolvimento, enquanto parceiro educativo e pedagógico.

O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) “Porta Alegre”, funcionará nas instalações do Centro Comunitário da freguesia e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h00, regime alargado para permitir a adequação dos pais e encarregados de educação aos seus horários de trabalho e horários escolares dos filhos e/ou educandos, responsabilizando-se o CATL Portal Alegre pelo transporte tanto no período da manhã como de tarde, entre a Escola Francisco Ferreira Drumond e o próprio CATL.

Inaugurado em 2019, num investimento de cerca de meio milhão de euros, o edifício do Centro Comunitário da Feteira, desde logo albergou o Centro de Convívio da Terceira Idade, disponibilizando também espaços de auditório, salas de formação, gabinetes multifunções e um espaço dedicado a CATL.

A Direção da Casa do Povo da Feteira iniciou, em 2020, os procedimentos de licenciamento desta nova resposta, junto do Instituto de Segurança Social dos Açores, tendo obtido o licenciamento definitivo e celebrado acordo de cooperação com o Governo dos Açores para dezena e meia de crianças entre os 3 e os 12 anos de idade, possibilitando desta forma às famílias mensalidades de acordo com os rendimentos do agregado familiar.

O CATL Portal Alegre é um projeto financiado pela GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional das ilhas Graciosa e Terceira, que possibilitou o investimento nos equipamentos e viatura de 9 lugares, tendo a Direção da Casa do Povo, presidida por Carlos Silva, diligenciado contactos no sentido de encontrar o parceiro adequado para a gestão e abertura do espaço.

Assim, a Instituição Particular de Solidariedade Social “Olhar Poente” aceitou o desafio que lhe foi lançado e vai alargar, pela primeira vez no âmbito das respostas de CATL, ao Concelho de Angra do Heroísmo, enquanto entidade parceira da Casa do Povo, após mais de uma década de experiência e de competências técnicas adquiridas enquanto entidade gestora de diversas respostas e serviços sociais, no Concelho da Praia da Vitória.

Com um quadro de pessoal adequado, a “Olhar Poente” vai colocar à disposição da comunidade feteirense e das freguesias vizinhas os seus conhecimentos e atividades que advêm do protocolo celebrado com a Associação Nacional de Intervenção Precoce, entre outros estabelecidos nas áreas da saúde, segurança e educação. No âmbito da estratégia de inclusão e intervenção precoce, a “Olhar Poente”

vai também disponibilizar serviços na área da terapia da fala, psicomotricidade, musicoterapia e psicologia, para além das atividades de complemento educativo como expressão dramática e musical, hora do conto, horta pedagógica e culinária, visando a implementação do plano de atividades definido, que passa por proporcionar atividades novas e diversificadas que vão ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, criação de metodologias de trabalho e envolvimento de toda a comunidade educativa e feteirense.

CATL PORTA ALEGRE

A escolha do nome “Porta Alegre” presta homenagem à história dos primórdios da localidade, quando na zona de influência do primeiro núcleo populacional do leste da ilha existia o lugar (mais tarde transformado em paróquia) de Santa Ana da Porta Alegre, criado pelos primeiros povoadores da planície adjacente ao Pico da D. Joana.

INAUGURAÇÃO

Na cerimónia de inauguração do CATL Porta Alegre, que se realizou no dia 01 de setembro, marcaram presença, entre outros convidados, as famílias com crianças inscritas, o pároco da freguesia, os eleitos à Junta e Assembleia de Freguesia, o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a Presidente do Conselho de Administração da GRATER, os órgãos sociais da Casa do Povo da Feteira, a Direção, órgãos Sociais e Equipa Técnica da “Olhar Poente” e a Diretora Regional da Solidariedade Social, em representação do Vice-presidente do Governo açoriano.

Desde o início da segunda década do século XXI, aquando do encerramento da Escola Primária da Feteira, que a freguesia não dispunha de qualquer resposta social do género de apoio às franjas mais jovens.

CPF/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.