O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, inaugurou hoje a casa de acolhimento para doentes deslocados açorianos na cidade do Porto, num investimento que rondou os 515 mil euros.
“A inauguração desta casa é um dos pontos altos da governação do XIII Governo Regional dos Açores”, salientou.
Segundo Artur Lima, os açorianos que se desloquem ao norte do país por razões de saúde passarão a ter ao seu dispor uma “residência composta por oito quartos com casa-de-banho privativa, cozinha, sala de convívio e quintal”, o “que garante, desde logo, mais dignidade, mais conforto e mais bem-estar” para os doentes e para as suas famílias.
“Trata-se de um avanço social significativo, referiu.
“É a confirmação plena de que o suporte social dado aos doentes deslocados é uma prioridade inegável desta governação”, considerou ainda.
Na ocasião, o governante enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Presidente da Casa dos Açores do Norte (CAN), Ponciano Oliveira, e pelos seus técnicos em prol da “humanização dos cuidados” aos doentes.
Artur Lima reiterou que o estabelecimento de “parcerias com entidades com responsabilidade social satisfazem o Governo”, uma vez que “estas são capazes de fazer aquilo que o Governo, sozinho e por si só, não consegue”.
“A CAN é um bom exemplo dessa capacidade de fazer e conta, para o efeito, com o devido apoio financeiro do Governo”, concretizou.
No último ano e meio, a Vice-Presidência do Governo, lembrou Artur Lima, “já concedeu perto de 37 mil euros à CAN para que esta pudesse executar os seus projetos na área da solidariedade social”.
O governante terminou a sua intervenção dando nota que a “solidariedade, valor constante da nossa ação governativa”, é “aquilo que devemos aos que vivenciam situações de maior fragilidade”.
“Não estamos apenas a fazer História, estamos a mudar o paradigma da assistência aos que mais precisam”, concluiu.
GRA/RÁDIOILHÉU