O Museu do Pico (MP), por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais, promove a apresentação do livro “O meu caminho”, da autoria de Helder Bettencourt, iniciativa a ter lugar na Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, no dia 29 de abril, sexta-feira, pelas 21h00.
Depois de apresentar o CD com o mesmo nome, composto por doze temas, em clarinete, maioritariamente do cancioneiro açoriano, onde se retrata um percurso de 37 anos de vida musical, o autor edita agora, em partitura, alguns dos temas que se incluem neste trabalho.
A apresentação do livro, “O meu caminho”, com entrada gratuita, contará com um concerto onde o autor e músicos convidados interpretarão seis temas do trabalho.
O projeto, cofinanciado pelo Governo Regional dos Açores, vai permitir o acesso aos conservatórios e escolas de música da Região ao trabalho composto por partituras para piano e clarinete, e adaptadas a outros instrumentos.
Helder Bettencourt é professor de Música do 3.º Ciclo e Secundário na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico; fez parte da Comissão Executiva Instaladora, no Conservatório Regional da Horta. O músico pertenceu à Orquestra Regional Lira Açoriana, foi maestro da Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e responsável pela ‘big band ‘Banda a Gosto. Foi ainda maestro da Sociedade Recreio União Prainhense e da Filarmónica União Artista de São Roque, e diretor do Centro de Artes de São Roque do Pico.
Atualmente, é maestro da Filarmónica Sociedade Recreio União Prainhense, e dedica‐se à formação de jovens músicos, auxiliando várias bandas da ilha do Pico. Como compositor, já viu o seu trabalho reconhecido e distinguido.
GRA/RÁDIOILHÉU