TOPO | Está de regresso a Devoção ao Divino Espirito Santo na “Ponta de Van Der Hagen”. (c/reportagem)
Dois anos depois, os Jantares do Divino Espírito Santo estão de regresso. Constata-se a alegria e o convívio entre a comunidade nesta semana do primeiro Jantar do Pedro e Lurdes Brasil.
Idália Borba é uma das mestras que prepara as sopas do Divino Espírito Santo para este domingo dia 24 de abril de 2022. A mesma confessa que “já havia saudades” desta azafama em devoção ao Divino Espírito Santo.
A mestra esteve a contar-nos como foi esta semana do primeiro jantar. João Brasil, conhecido como o “Africano” costuma ajudar os mordomos do Topo e Santo Antão. Começou há 20 anos atrás em matanças tradicionais, onde também quando é para servir nas mesa ou participar na coroação também o faz.
A devoção esta sempre presente na comunidade, António Oliveira esteve na Califórnia durante vários anos. Agora de regresso a São Jorge constata uma realidade diferente hoje em dia. É “usado mais gado” e os métodos são outros daqueles que “havia a 30 anos atrás”.
São dias alegres e felizes na Ponta da Ilha de Guilherme da Silveira. Imagem e Reportagem: Maurício de Jesus, a Rádio Ilhéu na Vila do Topo, na Ilha de São Jorge. Música: Rafael Carvalho;