VÍDEOS | REPORTAGENS

TOPO | Sismo de 1980. Ferrer Peneque partilha memórias do 01 de janeiro de 80. (c/entrevista)

Ferrer Peneque foi Presidente de Junta da Freguesia do Topo, Ilha de São Jorge.
1.7kviews

No passado dia 01 de janeiro de 2022, fez 42 anos do sismo de 80 muito sentido na Ponta do Topo. Nesse dia, Ferrer Peneque, era o Presidente de Junta de Freguesia do Topo que partilhou algumas memórias ainda bem presentes connosco. Como Presidente da Freguesia do Topo, com poucos meios na altura, acompanhou de perto e relatou-nos os dias seguintes ao primeiro de janeiro de 1980.

Ferrer Peneque contou-nos um pouco sobre as várias entidades que se deslocaram cá, como foi o caso do General Ramalho Eanes, o primeiro a chegar à Vila do Topo. Poucos dias depois chegava, o Primeiro-Ministro de Portugal, Cavaco Silva. O medo naquele dia fez com que várias pessoas viessem para o Centro da Vila do Topo, vindos do Canto D’Norte, Engenho e outros sítios da Freguesia e se abrigassem na Vila.

A população estava com receio que se repetisse outro sismo. Dois meses depois do Sismo, saiu a última pessoa de casa do Senhor João Teodoro Brasil, casa essa onde muitos se abrigaram nesses dias. Na opinião do antigo Presidente de Junta, o sismo “foi bom para quem escapou com vida… foi mau para quem se sucumbiu neste dia…”.

Ferrer Peneque salientou que tirando a dor destes dias, depois do sismo de 1980 “houve uma mudança para melhor” nesta Ponta da Ilha na vida da população.


Imagem e Entrevista: Maurício de Jesus, a Rádio Ilhéu na Vila do Topo, Ilha de São Jorge.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.