AÇORES | Presidente do Governo elogia dedicação de trabalhadores da linha de esclarecimentos não médicos da covid-19
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou ontem a dedicação de todos os trabalhadores que foram afetos à linha de esclarecimentos não médicos da covid-19, que agora será encerrada.
Considerando o evoluir da situação epidemiológica na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente com o processo de vacinação, a linha de esclarecimentos não médicos relacionados com a covid-19 será encerrada no sábado, 30 de outubro.
Hoje, José Manuel Bolieiro recebeu no Palácio de Sant’Ana cerca de 20 profissionais da linha, ouviu histórias, partilhas, e destacou o “sentido humanista” destes profissionais.
“Muitos emocionavam-se ao fim de cada dia”, tendo sido fundamentais para “tanta gente” nos Açores e até no continente, de onde surgiram também diversas chamadas.
“Estamos a mudar o rumo para um regresso à normalidade”, embora continue a ser necessária “prudência pessoal”, acrescentou o Presidente do Governo.
E concretizou: “Este fim foi só a oportunidade para agradecer, reconhecer a intensidade do trabalho, a dedicação e o voluntarismo sem limites”.
Durante a existência da linha, o fluxo de chamadas e emails variou entre as 1.535 e as 7.671 por mês.
No total, foram atendidos mais de 81 mil pedidos de esclarecimento, tendo havido também acompanhamento psicológico e apoio nesse campo através desta linha.
Para esclarecimentos de assuntos relacionados com questões de saúde, os cidadãos deverão continuar a contactar a Linha Saúde Açores, em 800 24 60 24.
Para outros esclarecimentos deverá ser contactada a Linha de Apoio RIAC, em 800 500 50, ou enviado um email para riac@riac.gov.pt.
Foram vacinadas nos Açores 174.268 pessoas com a primeira dose contra a covid-19 (73,6 por cento) e há 194.605 pessoas com a vacinação completa (82,2 por cento).
GA/RÁDIOILHÉU