
Mercados Internacionais
A sessão de ontem no mercado acionista dos EUA terminou com quedas:
· O Nasdaq caiu 1,57%;
· O S&P 500 caiu 1,0%.
Estes resultados refletem os resultados dececionantes de algumas grandes empresas e as preocupações dos investidores relacionadas com o início do novo mês e potenciais riscos económicos.
No entanto, durante o pós-mercado, algumas empresas registaram fortes ganhos, como a Apple (+5%) e a Amazon (+11%), na sequência de resultados trimestrais melhores do que o esperado.
Calendário económico
No mercado europeu de hoje, a atenção dos investidores desloca-se para os dados das vendas a retalho na Alemanha e na Suíça, bem como para os indicadores de inflação de França, Itália e de toda a zona euro.
O principal evento será a publicação do IPC da zona euro, embora não se espere que os dados atuais influenciem a política do Banco Central Europeu. O BCE já concluiu o seu ciclo de flexibilização monetária e está atualmente concentrado em acompanhar a situação económica, mencionando que não irá reagir a desvios de curto prazo do objetivo de inflação de 2%.
Durante a sessão dos EUA, as atenções estarão centradas no PIB mensal do Canadá. Por enquanto, estes números não deverão afetar as decisões do Banco do Canadá, que já reduziu as taxas de juro para o limite inferior e sinaliza um potencial fim do seu ciclo de flexibilização, deixando espaço para novas medidas, dependendo da evolução económica.
Os investidores também acompanharão de perto os discursos dos responsáveis da Reserva Federal dos EUA, que assinalam o fim do seu período de blackout. Os discursos de Logan, Bostic e Hammack – conhecidos pela sua postura hawkish – podem confirmar que não estão planeados cortes nas taxas de juro na reunião de dezembro da Fed, influenciando o sentimento do mercado.
XTB/RÁDIOILHÉU

