Mercados Internacionais
Os mercados asiáticos negociaram sobretudo em baixa nesta madrugada de 30 de outubro, devido à cautela dos investidores em relação aos próximos dados económicos e à incerteza eleitoral. O índice japonês Nikkei 225 subiu mais de 0,5%, enquanto o índice CSI 300, da China, e o índice Hang Seng, de Hong Kong, caíram ligeiramente. O índice ASX 200 caiu 0,6% após os dados da inflação.
Os futuros em Wall Street estão a valorizar após os fortes ganhos registados pela Alphabet, com a empresa a registar um crescimento de 35% no segmento da clouds e a dar sinais de melhoria nas receitas de publicidade do YouTube. A Meta e a Microsoft apresentam os seus dados ainda hoje, seguidos pela Apple e pela Amazon amanhã.
Guerra comercial persiste
A União Europeia (UE) confirmou a imposição de direitos aduaneiros até 45,3% sobre os veículos elétricos chineses, o que suscitou críticas das autoridades chinesas, com Pequim a apelar a novas negociações para evitar uma escalada das fricções comerciais.
Ainda no setor automóvel, a Volkswagen e os sindicatos reúnem-se esta quarta-feira sobre os controversos planos de encerramento de fábricas e de redução de postos de trabalho na Alemanha, num contexto de fraca procura e de custos elevados, com a iminência de uma potencial ação laboral.
Calendário económicoA sessão desta quarta-feira, 30 de outubro, nos mercados financeiros será marcada pelos resultados da Meta e da Microsoft, assim como, pela divulgação de dados do PIB na Europa e pela apresentação do orçamento para 2025 do Reino Unido.