
Mercados Internacionais
Os mercados da Ásia-Pacífico iniciaram a semana de forma estável, com ligeiras oscilações nos principais índices – na China, os índices caíram entre 0,10% e 0,30%.
O dólar continua a perder força após as declarações de Donald Trump a favor de cortes nas taxas de juro e de alterações na Reserva Federal dos EUA (Fed) , tendo o par USD/JPY caído para 143,800.
No Japão, a produção industrial aumentou apenas 0,5% em maio, abaixo do esperado, tendo caído 1,8% em relação ao ano anterior. Ainda assim, o índice Nikkei atingiu um máximo de 11 meses. Na China, o setor industrial continua a contrair-se pelo terceiro mês (PMI 49,7), enquanto os serviços mostram sinais de recuperação (PMI 50,5).
O Canadá cancelou o imposto sobre os serviços digitais, com vista a retomar as negociações comerciais com os EUA. Donald Trump e o ministro canadiano Carney pretendem chegar a um acordo até 21 de julho, o que fortaleceu o dólar canadiano.
Nos EUA, os membros da Fed, Raphael Bostic e Austan Goolsbee, vão falar hoje sobre a economia e a política monetária. Na Europa, Christine Lagarde e Luís De Guindos participarão no Fórum do BCE em Sintra.
No mercado das criptomoedas, Michael Saylor sugeriu uma nova compra de Bitcoin. A sua empresa já acumulou 592.345 BTC, depois de ter adquirido mais 245 unidades no valor de 26 milhões de dólares.
Calendário económico
O calendário macroeconómico de hoje inclui:
· às 07:00h, o PIB do Reino Unido para o primeiro trimestre (os valores saíram em linha com as expectativas) e as vendas a retalho da Alemanha para maio (que saíram abaixo da previsão);
· às 13:00h, os dados da inflação alemã (IPC e IHPC) para junho;
· às 14:45h, será divulgado o índice PMI de Chicago nos EUA;
· às 18:30, Christine Lagarde falará no Fórum do BCE em representação da Zona Euro.
XTB/RÁDIOILHÉU

