XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 30 de Janeiro de 2026

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
96views

Mercados Internacionais

Os futuros norte-americanos dos principais índices bolsistas negoceiam esta manhã em terreno negativo, refletindo um arranque de sessão alinhado com o desempenho da sessão anterior (quinta-feira), marcada por fortes movimentos de queda, associados ao aumento das tensões entre os EUA e o Irão. O destaque vai para o Nasdaq 100 (US100), que lidera as perdas no pré-mercado, com uma desvalorização em torno de 1%.

Nos futuros dos principais índices da Ásia-Pacífico, o sentimento é negativo nas principais praças asiáticas. Pela negativa, destacam-se os futuros do principal índice chinês, o Hang Seng China Enterprises Index (CHN.cash), que recua mais de 1,70%. Em sentido contrário, os futuros do principal índice do Vietname (VIET30) apresentam ganhos em torno de 0,70%.

Calendário Económico

Relativamente ao calendário económico, o dia de hoje deverá ser relativamente tranquilo. Os principais dados a acompanhar serão o PIB da Alemanha e da Zona Euro, durante a manhã.

Antes da abertura da sessão norte-americana, serão ainda divulgados os dados do IPC na Alemanha e do PPI nos Estados Unidos.

No que toca à temporada de resultados, o destaque vai para o setor energético, com a Chevron (CVX) e a ExxonMobil (XOM) a apresentarem os seus resultados ao mercado antes da abertura da sessão americana.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.