XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 30 de Janeiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
247views

Os mercados asiáticos foram negociados em baixa. Os índices chineses registaram quedas consideráveis, o que anulou parte da recuperação observada recentemente. O Hang Seng recuou 2,02%, enquanto que os mercados da Coreia e do Japão estão a registar ligeiros ganhos.

Dados do PIB da zona euro e JOLTS dos EUA 

Os dados preliminares sobre a economia na Zona Euro apontam para uma contração da economia no último trimestre do ano de -0,1%, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Os dados sobre a economia Alemã também serão acompanhados de perto, uma vez que se espera que a Alemanha registe uma contração de -0,3% no último trimestre. Entretanto, os dados de França já foram publicados e mostraram que a economia permaneceu estagnada no último trimestre, depois do trimestre anterior ter registado uma contração.

Estes dados deverão confirmar mais uma vez a fragilidade da Zona Euro e poderão adicionar pressão ao BCE para baixar os juros em breve, caso a inflação continue a abrandar.

Durante a tarde, a atenção dos investidores concentrar-se-á nos dados sobre o emprego dos EUA através dos JOLTs. O facto de a economia americana permanecer muito forte, ao contrário daquilo que se esperava, está a fazer com que o cortes dos juros possa ser adiado, uma vez que a inflação (apesar de estar a abrandar) continua longe dos 2%.

Resultados trimestrais em Wall Street 

Em termos de earnings, os investidores vão estar atentos aos resultados da UPS, Pfizer, Marathon Petroleum, Microsoft, Alphabet, Starbucks e AMD.

Tanto a Microsoft como a Alphabet, que fazem parte das Magnifique 7,  vão ser acompanhadas de perto e podem influenciar o sentimento do mercado. Ambas as empresas apresentarão os seus resultados após o fecho da sessão em Wall Street.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.