Os mercados asiáticos foram negociados em baixa. Os índices chineses registaram quedas consideráveis, o que anulou parte da recuperação observada recentemente. O Hang Seng recuou 2,02%, enquanto que os mercados da Coreia e do Japão estão a registar ligeiros ganhos.
Dados do PIB da zona euro e JOLTS dos EUA
Os dados preliminares sobre a economia na Zona Euro apontam para uma contração da economia no último trimestre do ano de -0,1%, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
Os dados sobre a economia Alemã também serão acompanhados de perto, uma vez que se espera que a Alemanha registe uma contração de -0,3% no último trimestre. Entretanto, os dados de França já foram publicados e mostraram que a economia permaneceu estagnada no último trimestre, depois do trimestre anterior ter registado uma contração.
Estes dados deverão confirmar mais uma vez a fragilidade da Zona Euro e poderão adicionar pressão ao BCE para baixar os juros em breve, caso a inflação continue a abrandar.
Durante a tarde, a atenção dos investidores concentrar-se-á nos dados sobre o emprego dos EUA através dos JOLTs. O facto de a economia americana permanecer muito forte, ao contrário daquilo que se esperava, está a fazer com que o cortes dos juros possa ser adiado, uma vez que a inflação (apesar de estar a abrandar) continua longe dos 2%.
Resultados trimestrais em Wall Street
Em termos de earnings, os investidores vão estar atentos aos resultados da UPS, Pfizer, Marathon Petroleum, Microsoft, Alphabet, Starbucks e AMD.
Tanto a Microsoft como a Alphabet, que fazem parte das Magnifique 7, vão ser acompanhadas de perto e podem influenciar o sentimento do mercado. Ambas as empresas apresentarão os seus resultados após o fecho da sessão em Wall Street.