XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 29 de Novembro 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
292views

Os índices em Wall Street terminaram as negociações de ontem em alta. O S&P 500 ganhou 0,10%, o Dow Jones subiu 0,24% e o Nasdaq subiu 0,29%. O Russell 2000 acabou por terminar a sessão em terreno negativo, desvalorizando cerca de 0,5%.

Esta madrugada, os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista – os índices do Japão, Coreia do Sul e China recuaram, enquanto que os índices da Austrália e Índia valorizaram.

Apesar da sessão mista registada pelos pares asiáticos, os índices europeus estão a ser negociados em terreno positivo esta manhã com o DAX que a valorizar mais 0,5%.

Petróleo continua no  centro das atenções

O petróleo voltou a subir durante a sessão de ontem, depois das notícias que davam conta de um novo adiamento da reunião da OPEP.

Entretanto, o relatório da API publicado ontem à noite, mostrou uma queda de 817 mil barris nos inventários de petróleo (exp. -2,0 milhões de barris). Os inventários de gasolina caíram 898 mil barris  (exp. + 0.2 mb), enquanto os inventários de destilados aumentaram 2.806 milhões de barris (exp. + 0.4 mb)

Calendário Económico

Esta manhã foram conhecidos os dados preliminares da inflação medida pelo IPC espanhol para novembro. Esperava-se que o relatório mostrasse uma aceleração de 3,5 para 3,7% em relação ao ano anterior. O relatório acabou por mostrar um abrandamento inesperado de 3,7 para 3,2% em relação ao ano anterior. Em termos de variação mensal, a inflação medida pelo IPC ficou nos -0,4% MoM, enquanto que o mercado esperava +0,1% MoM.

No entanto, os principais eventos para esta sessão serão as publicações dos dados sobre a inflação na Alemanha às 13h00 e a publicação dos resultados do PIB referentes ao 3º trimestre nos EUA, às 13h30.

No caso alemão, espera-se que a taxa de inflação volte a descer, passando dos 3,8% para os 3,5% em termos homólogos. As descidas dos preços têm estado em grande parte associada ao forte arrefecimento que a economia alemã tem sofrido devido às políticas monetárias extremamente restritivas.

Por fim, mas não menos importante, os resultados do PIB serão aguardados com algum entusiasmo, uma vez que se espera que a economia americana tenha crescido cerca de 5% no último trimestre! Estes são dados importantes, numa altura em que a inflação continua a descer e o mercado de trabalho estável, o que afastam qualquer cenário de recessão, pelo menos para já.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.