XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 29 de Janeiro de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
328views

Mercados Internacionais 

A China está a celebrar o feriado do Ano Novo Lunar, que durará até 4 de fevereiro. Por conseguinte, os  mercados financeiros desta região permanecerão fechados. 

Esta manhã, o dólar está a enfraquecer e continua a ser uma das moedas mais fracas do G10, juntamente  com o dólar australiano (após a publicação de dados de inflação baixos do IPC na Austrália).  

– USDIDX desceu 0,10% 
– EURUSD subiu 0,12% para 1,0440 

Entre as moedas mais fortes estão o iene japonês e a libra esterlina. 

No início do dia, foram também divulgadas as atas da reunião de dezembro do Banco do Japão (BoJ) sobre as taxas de juro: 

– existe a possibilidade de novas subidas das taxas de juro, uma vez que a inflação ultrapassa o  objetivo de 2% e o crescimento dos salários aumenta. 

– se a taxa de juro se aproximar da taxa neutra, o BoJ poderá ser forçado a abrandar a subida das  taxas para avaliar o impacto na economia. 

O petróleo bruto WTI está a registar ligeiras quedas hoje, caindo 0,30% para 73,70 dólares por barril. No mercado das criptomoedas: 

– observamos uma recuperação após as quedas de ontem no final do dia, quando o Bitcoin voltou  a testar os níveis em torno dos 100 000 dólares. 

– a Ethereum está em alta de 1,90% para 3.130 dólares. 

Calendário macro para a sessão de hoje: 

Hoje ficaremos a saber quais serão as taxas de juro nos EUA e no Canadá: o mercado espera que a  Reserva Federal dos EUA mantenha as taxas de juro no seu nível atual, enquanto o Banco do Canadá  (BoC) deverá reduzi-las em 25 pontos base para 3,00%.  

A reunião do FOMC e a conferência de imprensa subsequente serão particularmente interessantes, uma  vez que esta é a primeira decisão no contexto da nova administração republicana.  

08:00 AM GMT, Espanha Dados do PIB

PIB espanhol (4T): previsão 0,6% QoQ; anterior 0,8% QoQ; 
PIB espanhol (4º trimestre): previsão de 3,2% em termos homólogos; anterior 3,3% em termos  homólogos; 

02:15 PM GMT, Reino Unido Discurso do Governador Bailey do BoE 

02:45 GMT, Canadá Decisão da taxa de juros do BoC para dezembro:

previsão de 3.00%; anterior 3.25%; 

02:45 PM GMT, Canadá Declaração da Taxa de Juro do BdC

02:45 PM GMT, Canadá Relatório de Política Monetária do BdC

03:30 GMT, Estados Unidos Dados da EIA

Inventários de Gasolina: previsão 2.000M; anterior 2.332M; 
EIA Weekly Distillates Stocks: previsão -2.750M; anterior -3.070M;
Inventários de Petróleo Bruto: previsão 2.200M; anterior -1.017M; 

03:30 PM GMT, Canadá Conferência de Imprensa do BOC 

07:00 PM GMT, Estados Unidos Decisão da taxa de juros do Fed para dezembro:

previsão de 4,50%; anterior 4,50%; 

07:00 PM GMT, Estados Unidos Declaração do FOMC 

07:30 PM GMT, Estados Unidos Conferência de Imprensa do FOMC

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.