XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 28 de Junho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
412views

Mercados Internacionais e Notícias globais

  • Os índices da Ásia-Pacífico estão a ter uma sessão mista. Os índices da China recuperaram ligeiramente as perdas de ontem, ganhando entre 0,30-1,00%. O índice Nikkei 225 do Japão perde 0,25% e o S&P/ASX200 da Austrália cai 0,05%. Os futuros do índice SG20cash de Singapura também estão a perder 0,20%.
  • O relatório da produção industrial do Japão mostrou um aumento mensal de 2,8% para 103,6 em maio, superando as estimativas. Numa base anual, o índice aumentou em 0,3%.
  • O aumento global foi impulsionado pela indústria automóvel, uma vez que o fabricante de automóveis Daihatsu (filial da Toyota) retomou totalmente as operações no início de maio. A produção de automóveis para os mercados estrangeiros também aumentou em toda a indústria, ajudada pela sólida procura de automóveis híbridos.
  • A taxa de desemprego do Japão em maio manteve-se inalterada em 2,6% em relação ao mês anterior, em linha com as expectativas.
  • A inflação no consumidor em Tóquio aumentou ligeiramente mais do que o esperado em junho, para 2,3%, em comparação com 2,2% em maio. O núcleo do IPC de Tóquio aumentou 2,1%. A leitura foi superior às expectativas de 2,0%, após um aumento de 1,9% em maio.
  • O dia de hoje marcou o primeiro debate antes das eleições presidenciais dos EUA em novembro. O Presidente dos EUA, Joe Biden, e o antigo Presidente Donald Trump discutiram claramente sobre temas como a economia dos EUA, os assuntos externos, o direito ao aborto e a migração através da fronteira mexicana para os EUA.
  • A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou na quinta-feira que a Reserva Federal dos EUA deve manter as taxas de juro inalteradas até ao final deste ano. Georgieva afirmou que a economia dos EUA tem sido apoiada pelo “crescimento da oferta de mão de obra e da produtividade” durante o ciclo de aperto monetário agressivo e sem precedentes da Reserva Federal nos últimos anos. No entanto, o défice orçamental do governo dos EUA e o aumento da dívida representam “riscos significativos” para a economia global, agravando o excelente desempenho económico.
  • O sentimento permanece misto no mercado das criptomoedas. A Bitcoin está a perder 0,20% hoje e ainda está na região de US $ 61500.

Mercado Cambial

  • No mercado cambial, o dólar ganha relativamente forte na primeira parte do dia. O índice do dólar USDIDX já está a ganhar 0,15% para 105,800, aproximando-se do nível de resistência superior acima de 106,00 pontos. Entre as moedas mais fortes, podemos também mencionar a GBP e o EUR, que estão ganhando entre 0,1-0,2%.
  • O USDJPY aprofunda as suas quedas, aproximando-se do nível JPY161 por USD.
  • O Ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki, disse na sexta-feira que as autoridades estão “profundamente preocupadas” com o impacto dos movimentos dinâmicos do par USDJPY na economia. Numa conferência de imprensa regular, Suzuki disse que as autoridades responderiam adequadamente a movimentos cambiais excessivos e que a confiança na moeda japonesa seria mantida.

Calendário económico: IPC para junho dos países europeus e os dados do PCE dos EUA para maio.

No calendário de publicações macroeconómicas de hoje, os principais relatórios serão os dados do IPC para junho dos países europeus e os dados do PCE dos EUA para maio.

Na primeira parte do dia, a atenção dos investidores estará centrada nos mercados europeus, onde serão divulgados dados sobre a inflação de países como a França, Itália, Espanha e Polónia. As expectativas dos analistas para a maioria das publicações indicam um novo declínio na dinâmica anual e estão em linha com as médias históricas mensais.

Na segunda parte do dia, a atenção dos investidores deslocar-se-á para o outro lado do oceano, onde veremos os dados do PCE para maio e o relatório de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan (UoM). As expectativas indicam que os dados do PCE cairão para 2,6% em relação ao ano anterior, tanto para as medidas gerais como para as principais, em comparação com os níveis do mês anterior de 2,7% e 2,8% em relação ao ano anterior, respetivamente. No entanto, a reação dos mercados a estes dados poderá ser limitada devido ao facto de se tratar da publicação relativa a maio e de os principais dados relativos à inflação para este período já serem conhecidos. Entretanto, o consenso para o sentimento do consumidor UoM aponta para a continuação da tendência descendente.

Agenda detalhada do dia:

07:00 BST, Reino Unido – Dados do PIB:

●      PIB (1T): real 0,7% QoQ; previsão 0,6% QoQ; anterior -0,3% QoQ;
●      PIB (1T): real 0,3% A / A; previsão 0,2% A / A; anterior -0,2% A / A;

07:45 BST, França – Dados da Inflação para maio:

●      Gastos do consumidor francês: previsão 0.2% MoM; anterior -0.8% MoM;
●      IPC da França: anterior 2,3% A / A;
●      IPC francês: previsão 0,1% MoM; anterior 0,0% MoM;
●      IHPC francês: previsão 0,1% MdM; anterior 0,1% MdM;
●      IHPC francês: previsão 2,5% A / A; anterior 2,6% A / A;

08:00 BST, Espanha – Dados da Inflação para junho:

●      IPC espanhol: previsão 3.4% A / A; anterior 3.6% A / A;
●      IPC espanhol: previsão 0,2% MoM; anterior 0,3% MoM;
●      IHPC espanhol: previsão 0,3% MoM; anterior 0,2% MoM;
●      IHPC espanhol: previsão 3,4% A.A.; anterior 3,8% A.A;
●      IPC básico: anterior 3,0% A / A;

08:55 BST, Alemanha – Dados do Emprego para junho:

●      Desemprego Alemão: anterior 2.762M;
●      Variação do Desemprego na Alemanha: previsão 14K; anterior 25K;
●      Taxa de Desemprego Alemã: previsão 5.9%; anterior 5.9%;
●      Desemprego Alemão n.s.a.: anterior 2.723M;

01:30 PM BST, Estados Unidos – Dados da Inflação para maio:

●      Índice de Preços PCE: previsão 2,6% A / A; anterior 2,8% A / A;
●      Índice de Preços PCE: previsão 0.1% MoM; anterior 0.2% MoM;
●      Índice de preços PCE core: previsão 2,6% A / A; anterior 2,7% A / A;
●      Índice de preços PCE core: previsão 0,0% MoM; anterior 0,3% MoM;
●      Consumo Pessoal Real: anterior -0,1% MoM;
●      Despesas Pessoais: previsão 0,3% MoM; anterior 0,2% MoM;
●      Rendimento Pessoal: previsão 0.4% MoM; anterior 0.3% MoM;

03:00 PM BST, Estados Unidos – Relatório de inflação da Universidade de Michigan para junho:

●      Condições actuais de Michigan: previsão 62,5; anterior 69,6;
●      Expectativas de Inflação de 1 Ano do Michigan: previsão 3,3%; anterior 3,3%;
●      Expectativas de inflação a 5 anos do Michigan: previsão de 3,1%; anterior 3,0%
●      Expectativas do consumidor de Michigan: previsão 67,6; anterior 68,8;
●      Sentimento do Consumidor de Michigan: previsão 65,6; anterior 69,1;

05:00 PM BST, Estados Unidos – Discurso de Bowman, membro do FOMC

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.