XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 28 de Fevereiro de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
415views

Mercados Internacionais

Os mercados asiáticos caíram a pique esta sexta-feira, com o Nikkei 225 do Japão a cair 3,2% para o seu nível mais baixo desde meados de setembro, enquanto o KOSPI da Coreia do Sul caiu 3,1%.

O sell-off acontece na sequência também das quedas registadas pelas ações da Nvidia, apesar de os lucros terem sido melhores do que o previsto, com os investidores a concentrarem-se nas preocupações com a margem de lucro.

As ações da SoftBank caíram 5,3%, a Tokyo Electron caiu 5,1%, enquanto a Samsung Electronics e a SK Hynix caíram 2,2% e 4,7%, respetivamente.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 2,6% esta sexta-feira, mas continua a registar ganhos de quase 15% em fevereiro, impulsionado pelo entusiasmo dos investidores em torno dos avanços da IA da DeepSeek.

Apesar das preocupações com as tarifas dos EUA, as ações tecnológicas chinesas subiram, com as ações da Alibaba a subirem 48% e as da Xiaomi a subirem mais de 37% este mês. A DeepSeek, considerada comparável a empresas líderes como a OpenAI, reforçou a confiança nas capacidades tecnológicas da China.

O dólar americano volta a valorizar contra a maioria das moedas, com os investidores a aguardarem pelos resultados do PCE, o que poderia influenciar a trajetória da taxa de juros da Reserva Federal. 

Tarifas

Donald Trump reafirmou os planos sobre a aplicação das tarifas, confirmando que as tarifas de 25% sobre as importações mexicanas e canadianas entrarão em vigor a 4 de março, juntamente com uma taxa adicional de 10% sobre os produtos chineses.

A China está a preparar uma reunião do Congresso Nacional do Povo na próxima semana, onde os analistas esperam que sejam anunciados mais estímulos. As ameaças tarifárias provocaram a queda de moedas sensíveis ao comércio, como o dólar australiano (-0,4%) e o won sul-coreano (-0,7%).

Calendário económico

As publicações económicas de hoje serão acompanhadas de perto, à medida que as pressões nas bolsas persistem com as ações asiáticas a caírem a pique e as ações tecnológicas sob pressão após as quedas da Nvidia, os investidores concentrar-se-ão no relatório crucial sobre a inflação PCE, que poderá influenciar as expectativas de corte das taxas da Reserva Federal dos EUA (Fed).

Os dados económicos europeus, incluindo os da França e da Alemanha, darão uma ideia da saúde económica da região, enquanto os dados do sector imobiliário do Reino Unido foram superiores ao esperado.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.