Mercados Internacionais
As bolsas asiáticas estão a estabilizar depois dos fortes ganhos registados esta semana, após Pequim ter anunciado medidas de estímulos mais abrangentes. O Nikkei japonês está a subir 0,8% esta manhã. O índice das blue-chip da China está a caminho de sua melhor semana desde 2008, registando ganhos semanais na ordem dos 15%. O índice Hang Seng de Hong Kong está perto de terminar a semana com ganhos de 13%, o maior desde 1998.
JPY valoriza, após a eleição do novo primeiro-ministro no Japão
Shigeru Ishiba venceu a votação interna para líder do Partido Liberal Democrático no Japão e será assim nomeado novo Primeiro-Ministro do Japão. Ishiba é conhecido por apoiar a atual política do Banco do Japão de aumento das taxas de juro. A sua última declaração de agosto indicava que a subida das taxas de juro poderia conduzir a uma descida dos preços e a um aumento da competitividade industrial. Por outro lado, o segundo candidato, Sanae Takaichi, é conhecido por se opor à subida das taxas de juro.
Calendário económico: Resultados do PCE nos EUA em destaque
A sessão de hoje será dominada pelos dados da inflação de vários países, incluindo França, Espanha e Estados Unidos, bem como por indicadores económicos importantes, como os valores do PIB e os dados do emprego. Os investidores irão acompanhar de perto o resultado do PCE (Personal Consumption Expenditures Price Index) dos EUA, o indicador de inflação preferido da Reserva Federal, para tentarem obter mais informações sobre as futuras decisões de política monetária.
Para além destes dados, os discursos dos responsáveis dos bancos centrais, incluindo Philip Lane do BCE (Banco Central Europeu) e Joachim Nagel do Buba da Alemanha, poderão trazer mais detalhes sobre as recentes decisões políticas e perspetivas futuras. Nos EUA, os dados relativos ao sentimento dos consumidores e a previsão do PIBNow da Fed de Atlanta estarão também em destaque, influenciando potencialmente o sentimento do mercado.