XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 27 de Maio de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
460views

Os índices da Ásia e do Pacífico estiveram a ser negociados em terreno positivo. Os maiores ganhos foram registados pelos índices chineses, que variaram entre 0,45% a 0,75%. O índice japonês Nikkei 225 subiu cerca de 0,10%, enquanto o australiano que o S&P/ASX200 subiu mais de 0,35%.

No Reino Unido e nos EUA os mercados vão permanecer encerrados devido aos feriados.

Banco Central Europeu cada vez mais próximo de reduzir as taxas de juro

Philip Lane, do Banco Central Europeu (BCE), voltou a referir que o Banco Central Europeu está pronto para começar a reduzir as taxas de juro a partir da próxima semana. Lane mencionou que o BCE ainda precisa de manter as taxas relativamente altas para garantir que a inflação continua a descer em direção ao objetivo.

Calendário económico para esta semana

O calendário macroeconómico encontra-se praticamente vazio e, devido aos feriados nos EUA e no Reino Unido, os mercados destes países permanecerão fechados. O único relatório de relevância a ser divulgado será pelo instituto alemão IFO. As expectativas apontam para uma ligeira melhoria do sentimento empresarial no último mês.

Apesar do início de semana calmo, durante a semana serão publicados vários dados importantes referentes à zona euro, incluindo da Alemanha e França.

A economia americana também voltará a estar em destaque, com os dados sobre o relatório do PIB para o primeiro trimestre de 2024 e os resultados do PCE dos EUA a estarem no centro das atenções. Os resultados do PCE, que mede os serviços adquiridos pelos consumidores, é a medida preferida da Reserva Federal. Os resultados do indicador deverão influenciar as expectativas em torno das taxas de juro no lado da Fed.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.