Mercados Internacionais
Os índices de Wall Street voltaram a subir na sexta-feira, depois de o presidente da Fed, Jerome Powell, ter dito que é altura de ajustar as taxas de juro durante o seu discurso, em Jackson Hole.
O S&P 500 subiu 1,15%, o Dow Jones subiu 1,14%, o Nasdaq saltou 1,47% e o Russell 2000 recuperou mais de 3%.
Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista esta madrugada – o Nikkei caiu 1%, o S&P/ASX 200 subiu 0,7%, o Kospi desceu 0,3% e o Nifty 50 subiu 0,6%. Os índices da China foram negociados de forma mista.
Highlights do discurso de Jerome Powell em Jackson Hole:
– A Reserva Federal está pronta para reduzir as taxas de juro, depois de Jerome Powell ter afirmado que “Chegou o momento de ajustar a política monetária”.
– O foco deixou de ser o combate à inflação e passou a ser a manutenção de um mercado de trabalho forte.
– Powell reconheceu os erros do passado, incluindo o pressuposto de que a inflação da era pandémica e seria temporária.
Início de semana calmo nos mercados
O calendário económico para esta sessão encontra-se relativamente vazio. Os investidores vão estar a acompanhar os resultados do instituto alemão IFO referente aos dados de agosto, às 9:00h, bem como o relatório de encomendas de bens duráveis dos EUA para julho, ao início da tarde (13:30h).
Ao longo da semana o calendário torna-se mais interessante com a divulgação dos dados preliminares do IPC da Europa para agosto, bem como os resultados trimestrais da Nvidia.