A decisão do Banco do Japão, antecipada pelo mercado cambial, veio em linha com as expectativas e o Banco Central Japonês manteve as taxas inalteradas no nível de 0,1%. O banco aumentou a previsão mediana do núcleo do IPC para o ano fiscal de 2024 para 2,8% contra 2,4% em janeiro, mas espera-se que o IPC principal atinja 1,9% até 2026. O iene japonês enfraqueceu após a declaração do banco e o USDJPY atingiu máximos históricos perto do nível de 156,2.
● O Nikkei, índice tecnológico do Japão, ganhou mais de 1,2% e o KOSPI da Coreia do Sul subiu 1,1%, mas o índice mais ativo durante a sessão asiática foi o Hang Seng, que ganhou quase 2%.
● O ASX australiano caiu quase -1,5%, com a pressão de baixa a espalhar-se entre as empresas mineiras de lítio. Os preços de importação australianos caíram -1,8% MoM vs 0,1% exp. e 1,1% anteriormente. Os preços de exportação caíram -2,1% MoM vs -0,6% exp. e 5,6% anteriormente.
Calendário Macro
Sem leituras macroeconómicas importantes na Europa, os mercados estão hoje concentrados na medida de inflação preferida pela Fed, os dados da inflação PCE (1:30 PM GMT), uma vez que os últimos dados do IPC, mais elevados do que o esperado, desiludiram Wall Street. Um PCE mais elevado pode levar ao fortalecimento do dólar americano. Por outro lado, outra queda entre o forte PCE e as fracas leituras do rendimento pessoal e do consumo dos EUA pode sinalizar riscos de estagflação para a economia dos EUA. Após os dados do PCE, os mercados terão igualmente conhecimento dos dados finais sobre os sentimentos do UoM para abril.
● 8 AM GMT – Taxa de desemprego espanhola: 11,92% exp. vs 11,76% anteriormente
● Vendas a retalho (ajustadas sazonalmente): 2,2% exp. anual vs 1,9% anterior
● 9 AM GMT – Expectativas de inflação do BCE (anteriormente 3,1% para 1 ano e 2,5% para 3 anos)
● Crescimento do M3 Monetário do BCE: 0,6% exp. anual vs 0,4% anterior
● 1:30 PM GMT – PCE dos EUA: 2,6% exp. vs 2,5% anteriormente (0,3% MoM exp. vs 0,3% anteriormente)
● PCE Core: 2.7% exp. vs 2.8% anteriormente (0.3% MoM exp. vs 0.3% anteriormente)
● Despesas de consumo dos EUA: 0,6% MoM exp. vs 0,8% anteriormente
● Rendimento pessoal dos EUA: 0,5% MoM exp. vs 0,3% anterior
● Consumo pessoal dos EUA: 0.3% MoM exp. vs 0.4% anteriormente
● 15:00 GMT – Leitura final dos sentimentos da Universidade de Michigan: 77.9 exp. (77.9 anteriormente)
● Expectativas de inflação a 1 ano: 3,1% exp. (3,1% anterior)
● Expectativas de inflação a 5 anos: 3% exp. (3% anterior)
Discursos dos Bancos Centrais
● 9 horas GMT Guindos BCE
● 9h00 GMT Jordan SNB
● 10 horas GMT Centeno BCE
Relatório de resultados
● Resultados do primeiro trimestre das grandes petrolíferas norte-americanas: Chevron (CVX.US) 4:30 PM GMT e ExxonMobil (XOM.US) 1:30 PM GMT
Resultados da Microsoft e Google a melhorarem o sentimento de Wall Street
Os sentimentos em Wall Street melhoraram depois da Microsoft e da Alphabet terem divulgado resultados superiores ao previsto, com fortes resultados nos serviços de cloud e IA. Ambas as empresas estão hoje no pré-market a subir 5% e 13%, respetivamente.
Esta onda de valorização fez impulsionar os índices acionistas mundialmente, depois das preocupações geopolíticas, das taxas de juro restritivas e “inflação pegajosa” terem abalado o sentimento forte bullish. Os resultados das empresas podem alterar assim a direção das recentes quedas em Wall Street, deixando tudo em aberto.