A sessão asiática voltou a ser marcada por fortes quedas nos índices chineses, depois da Evergrande ter adiado uma reunião crucial com os credores. Além disso, a China Oceanwide Holdings, um grande promotor com projetos em cidades como Los Angeles e Nova Iorque, declarou falência nas Bermudas.
Por outro lado, os índices europeus estão a ser negociados em terreno positivo esta segunda-feira, com o DAX a valorizar perto de 0,20% e o Euro Stoxx 50 (EU50) mais de 0,25%.
Mercado das matérias-primas
Apesar das correções registadas na semana passada, o preço do petróleo continua a subir. As recentes notícias sobre a redução do volume de exportações de gasóleo e petróleo russo estão a contribuir para o aumento do défice no mercado.
Agenda Económica
Esta semana será mais calma para os mercados, em termos de calendário económico em comparação com a intensa semana passada. Os investidores terão muito tempo para recalcular o risco associado às subidas das taxas de juros, após as declarações de vários responsáveis dos Bancos Centrais na semana passada.
O dia de hoje será marcado pela publicação do índice de sentimento empresarial para setembro na Alemanha – realizado pelo instituto IFO. Espera-se que os dados saiam perto dos 85,2 pts – ligeiramente inferiores aos 85,7 pts do mês passado.
No final do dia, teremos dados referentes a alguns índices regionais como o índice de Dallas sobre a indústria. Estes dados permitem-nos antecipar os dados do índice ISM.