
Mercados Internacionais
Após o fecho da sessão nos EUA, Donald Trump referiu que “Em breve veremos medidas terrestres na Venezuela”, sem mais comentários nos meios de comunicação social. Se isto assinalar uma possível intervenção militar, a rotação para ativos de refúgio poderá voltar a aumentar.
Ainda assim, esta manhã vemos os futuros sobre os índices europeus e norte-americanos a serem negociados em terreno positivo, com destaque para o lado norte-americano onde o S&P 500 e o Nasdaq-100 estão próximos dos seus máximos históricos.
Calendário económico
O calendário macroeconómico de hoje é invulgarmente importante para uma sexta-feira. O principal foco será o relatório, com atraso, do IPC dos EUA referente a setembro. Além disso, os relatórios preliminares do PMI para os países europeus e os EUA também serão divulgados.
O governo dos EUA manteve-se encerrado pela quarta semana, deixando a maioria das agências federais temporariamente suspensas, incluindo o Bureau of Labor Statistics (BLS) – responsável pela publicação de dados macroeconómicos importantes, como o mercado de trabalho e os valores da inflação. No entanto, devido à importância do relatório do IPC, o BLS anunciou anteriormente que os dados seriam publicados esta semana.
O relatório do IPC será crucial para a Reserva Federal dos EUA (Fed), que deverá tomar a sua decisão sobre a taxa de juro na próxima semana.
XTB/RÁDIOILHÉU

