XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 24 de Junho de 2026

69views

Mercados Internacionais

Os futuros dos principais índices de Wall Street registam uma ligeira valorização esta manhã, após as acentuadas quedas observadas na sessão anterior, que afetaram sobretudo os setores tecnológico, dos semicondutores e das memórias. Ontem, o Nasdaq 100 (US100) encerrou com perdas próximas de 3,30%. Já nesta manhã, os futuros do índice recuperam cerca de 0,30%, enquanto o Dow Jones Industrial Average (US30), que terminou a sessão anterior praticamente inalterado, negoceia agora em ligeiro terreno negativo.

Na região Ásia-Pacífico, e em linha com o sentimento misto observado nos mercados norte-americanos, o destaque vai para os futuros do principal índice japonês, o Nikkei 225 (JP225), que, após as fortes vendas registadas ontem, recupera cerca de 0,30%. Em sentido contrário, os futuros do índice chinês HSCEI (CHN.cash) prolongam as perdas da sessão anterior, recuando mais de 0,80%.

No continente europeu, os futuros dos principais índices negoceiam maioritariamente em terreno negativo. A exceção é o índice francês CAC 40 (FRA40), que apresenta uma ligeira valorização em torno de 0,10%. Pela negativa, destacam-se os futuros do DAX 40 (DE40) e do IBEX 35 (SPA35), que registam perdas próximas de 0,50%.

Calendário Económico

No que diz respeito ao calendário económico, o dia de hoje deverá ser relativamente tranquilo. Durante a sessão europeia será conhecido o indicador que mede o clima empresarial na Alemanha, um dos principais termómetros da confiança do setor empresarial na maior economia da Zona Euro.

Pouco depois da abertura da sessão norte-americana, serão divulgados os dados relativos aos inventários de petróleo bruto nos Estados Unidos, publicados pelo Departamento de Energia norte-americano.

Após o fecho do mercado, os investidores estarão atentos aos resultados da Micron, uma das empresas mais relevantes da indústria de semicondutores e do setor das memórias.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.