XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 24 de Julho de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
269views

Mercados Internacionais

Donald Trump deve visitar a Reserva Federal dos EUA (Fed) hoje, alimentando a incerteza sobre seu conflito com Jerome Powell. Ontem surgiram informações que sugerem que Powell está a ser investigado por uso excessivo de fundos federais para uma renovação da sede no valor de 2,5 mil milhões de dólares. Scott Bessent indica que o anúncio do novo presidente da Fed está previsto para dezembro ou janeiro, reduzindo um pouco o risco de uma estrutura de poder dual na Fed.

A governadora do RBA, Michele Bullock, confirmou uma abordagem cautelosa em relação às taxas de juros na Austrália; observou, entre outras coisas, que o aumento do desemprego em junho estava em linha com as expectativas e que o mercado de trabalho continua forte. Além disso, enfatizou que a inflação não caiu tanto quanto o previsto, colocando em dúvida um corte nas taxas em agosto, embora isso ainda esteja precificado pelo mercado. Vale lembrar que o RBA surpreendeu em sua última reunião ao não cortar as taxas de juros.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deve se reunir com Xi Jinping hoje, indicando que melhorar as relações com a China é crucial, especialmente havendo incertezas comerciais com os EUA.

Estamos a observar novos ganhos fortes nas moedas antípodas, que também estão ligados às esperanças de acordos comerciais globais: o AUDUSD ultrapassou o nível de 0,6600 e está no seu nível mais alto desde novembro de 2024.

Os metais preciosos continuam em queda: o ouro caiu 0,2%, enquanto o paládio caiu 1,5%. Os preços do petróleo subiram marginalmente, 0,15%. Os preços do gás também subiram 0,15%, após uma forte liquidação durante a sessão de ontem.

Mercado asiático: CH.cash ganhou 0,4%, enquanto o JAP225 subiu 0,2%.

Calendário Macroeconómico

A sessão europeia será ditada pelos dados preliminares do índice PMI. No entanto, o destaque principal da sessão de hoje é a decisão do BCE. As expectativas apontam para a manutenção das taxas de juro, mas num período de incerteza, não se pode excluir a possibilidade de que isto não seja o fim dos cortes nas taxas.

Durante a tarde, teremos os índices PMI preliminares dos EUA, dados imobiliários e stocks de gás natural.Hoje, a atenção está voltada principalmente para a Intel, mas também teremos os resultados de empresas como Honeywell, Blackstone e Nasdaq.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.