As ações asiáticas foram negociadas de forma mista esta madrugada, semelhante ao dos EUA durante a sessão de ontem. Os índices chineses registaram ganhos, enquanto o Nikkei do Japão e o Kospi da Coreia perderam durante o dia.
Os futuros europeus apontam para uma abertura em alta.
Dia de PMIs na Europa e EUA
A sessão de hoje será marcada pela publicação dos resultados dos índices PMIs que servem como, um dos principais indicadores, para medir a atividade económica.
Os últimos dados têm mostrado que o setor industrial tem sido muito penalizado com as políticas monetárias restritivas e tem tido dificuldades em recuperar, sobretudo na Europa com a Alemanha a levantar algumas preocupações.
Por outro lado, o setor dos serviços continua resiliente, uma vez que permanece acima do território de contração (< 50 pts), porém seria importante que o setor desse sinais de abrandamento para que as pressões nos preços acumuladas nos serviços diminuam.
Tanto nos EUA como na Europa, os índices PMIs são importantíssimos pois podem influenciar as decisões sobre os juros no lado dos Bancos Centrais.
Calendário económico
Para além dos índices PMIs, o dia será marcado também pela decisão do Banco do Canadá sobre as taxas de juro – não se esperam mais subidas dos juros por parte do banco. Durante a tarde serão também conhecidos os dados sobre os inventários de petróleo nos EUA e ao longo do dia as earnings em Wall Street continua.
Earnings em destaque:
● ASML Holding (ASML.NL) – antes da abertura da sessão
● Abbott Laboratories (ABT.US) – antes da abertura da sessão
● AT&T (T.US) – antes da abertura da sessão
● SAP (SAP.DE) – antes da abertura da sessão
● Tesla (TSLA.US) – após o fecho da sessão
● IBM (IBM.US) – após o fecho da sessão