XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 23 de Junho de 2025

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
322views

Mercados Internacionais

Os índices europeus e norte-americanos estão a recuar ligeiramente esta manhã, na sequência do conflito no Médio Oriente que voltou a dar sinais de aumento de tensões durante o fim-de-semana.

No entanto, os preços do ouro estão a recuar esta sessão e a maior parte das subidas nos preços do petróleo também já foram anuladas durante a abertura do mercado ontem.

Tensões no Médio Oriente

Durante o fim-de-semana o ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares no Irão e as subsequentes ameaças iranianas de encerrar o Estreito de Ormuz, estiveram em destaque.

Apesar de esta informação ter inicialmente provocado uma forte incerteza, com quedas nos futuros dos índices de Wall Street e uma subida expressiva dos preços do petróleo, estes movimentos foram, entretanto, praticamente revertidos.

As preocupações relativamente a um possível encerramento do Estreito de Ormuz — uma rota essencial para o comércio global de petróleo — parecem, neste momento, pouco prováveis de se concretizarem. Mesmo que o Irão encerre a parte do estreito que se encontra nas suas águas territoriais, os carregamentos comerciais poderão prosseguir através das águas de Omã e dos Emirados Árabes Unidos, zonas que muito provavelmente seriam protegidas pela frota naval norte-americana.

Calendário económico

À parte das questões geopolíticas, a sessão de hoje será também marcada pela publicação dos resultados preliminares dos índices PMIs referentes a junho das principais economias mundiais, bem como dos vários discursos dos banqueiros centrais.

XTB/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.