XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 23 de Janeiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
256views

Os índices da região Ásia-Pacífico estão a recuperar, com exceção do mercado japonês. Os índices chineses, incluindo o HSCI e o HSI, estão a valorizar mais de 3,20%.

O índice japonês Nikkei 225 é o único que regista uma perda de cerca de 0,10%, enquanto o Kospi ganha 0,45% e o australiano S&P ASX 200 sobe 0,60%.

Decisão do Banco do Japão não surpreendeu os mercados

O Banco do Japão (BoJ) deixou as taxas de juro inalteradas em -0,10%. Os principais pressupostos da política do BoJ também se mantêm inalterados. As yields das obrigações a 10 anos mantêm-se em torno dos 0%, mas com uma variação permitida de até 1%, de acordo com o YCC.

O Banco reviu ligeiramente em baixa as previsões para a inflação subjacente:

●      A mediana das previsões do IPC subjacente para 2023 manteve-se inalterada nos +2,8%.
●      A mediana da taxa de inflação geral para 2024 passou para os +2,4%, em comparação com +2,8% em outubro.
●      A mediana da taxa de inflação geral para 2025 passou para os +1,8%, em comparação com +1,7% em outubro.

Preços do Petróleo voltam a disparar

Os preços do petróleo subiram mais de 2,5% na segunda-feira, com os investidores a avaliarem o impacto dos conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia.

Há indicadores de que, durante o fim de semana, a Ucrânia atacou um importante terminal de combustível russo (embora esta notícia não tenha sido confirmada), reacendendo as preocupações sobre interrupções no fornecimento. Trata-se de uma das principais instalações de processamento de petróleo, perto de São Petersburgo, mais concretamente em Ust-Luga.

Calendário económico

Os investidores têm hoje pela frente um dia bastante calmo em termos de publicações macroeconómicas. Ainda assim, esta semana será marcada por vários eventos importantes, tais como a decisão do BCE e BoC, dados importantes da Zona Euro e dos EUA.

O calendário económico para esta sessão encontra-se praticamente vazio. Os únicos relatórios dignos de nota deverão ser os dados da Nova Zelândia e da Austrália, onde os dados trimestrais do IPC e o PMI para janeiro serão publicados no final do dia. Espera-se que a inflação do IPC caia tanto trimestralmente como anualmente (de 5,6% em relação ao ano anterior para 4,7% em relação ao ano anterior). Os relatórios do PMI da Austrália são os primeiros dados de janeiro, antes das publicações de amanhã de outros países, incluindo os EUA, a Zona Euro, a Alemanha e o Japão.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.