XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 22 de Setembro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
586views

A sessão de ontem foi particularmente negativo para os índices norte-americanos, com o S&P500 a registar a maior queda intradiária desde março de 2023.

Esta manhã, o sentimento é misto nos mercados europeus, depois do DAX ter terminado a sessão anterior com perdas superiores a 1%.


Mercado das matérias-primas

O petróleo voltou a recuperar durante a sessão de ontem na sequência das notícias vindas da Rússia.

A Rússia informou ontem que iria proibir temporariamente as exportações de gasolina e gasóleo. Esta proibição entrou em vigor a partir de ontem (21 de setembro de 2023) e foi  motivada pela vontade de baixar os preços para os consumidores no país.

Agenda Económica

A sessão de hoje será marcada pela conferência de Ueda, após a decisão do BoJ, pelos dados dos PMI das principais economias e por discursos de membros do BCE e da Fed.

Esta madrugada o Banco do Japão decidiu manter as taxas de juro inalteradas e os responsáveis do Banco referiram que não é certo que as pressões salariais atuais possam provocar pressões sobre os preços a longo prazo.

Entretanto, esta manhã serão conhecidos vários resultados dos índices PMIs que servem para medir a atividade económica.
O índice francês já foi publicado e surpreendeu pela negativa. Ambos os setores, indústria e serviços, acabaram por sair muito abaixo das previsões dos analistas e permanecem longe dos 50 pts. Estes dados poderão influenciar a decisão do BCE sobre as taxas de juro.

Ainda durante a manhã, serão publicados os dados sobre os PMIs na Alemanha e na Zona euro. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.