Mercados Internacionais
Os mercados asiáticos registaram uma subida generalizada, liderada pelos fabricantes de tecnologia e de chips:
· Nikkei ganhou 1,2%
· KOSPI acrescentou 1,2%
· ASX 200 subiu 1,1%
· O índice MSCI Ásia-Pacífico subiu 0,7%.
· Os mercados chineses tiveram um desempenho inferior, com o CSI 300 a cair 0,5% devido à incerteza dos estímulos.
Os futuros dos EUA mantêm-se inalterados com a escalada das tensões entre a Rússia e a Ucrânia, depois de Moscovo lançar um ataque com mísseis hipersónicos e ameaçar com retaliação nuclear. A NVIDIA atingiu um novo máximo histórico durante a sessão de ontem.
Bitcoin aproxima-se dos 100.000$
A Bitcoin atingiu a marca dos $99,368 esta madrugada e aproxima-se cada vez mais dos $100.000. O mercado das criptomoedas já valorizou mais de 1 bilião de dólares desde a eleição, já que a indústria antecipa regulamentações mais favoráveis ao setor.
Calendário económico: Dados preliminares dos PMIs na Europa e nos EUA em destaque
Os mercados concentram-se nos dados preliminares dos PMI na Europa e nos EUA que darão novos insights de como é que está a atividade económica nos principais setores das principais economias. Não obstante, também serão publicados os dados sobre as vendas a retalho no Reino Unido e os dados do PIB alemão durante a manhã, enquanto à tarde serão publicados novos dados sobre a Universidade de Michigan.
Entretanto, os discursos de membros dos bancos centrais continuam, com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e vários membros do Conselho de Administração a discursarem, enquanto Michelle W. Bowman, da Reserva Federal dos EUA (Fed), encerra a semana.