XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 22 de Novembro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
391views

A Nvidia (NVDA.US) publicou os seus resultados do último trimestre após a sessão de ontem. Os resultados foram significativamente melhores do que as expectativas do mercado. No entanto, as ações da empresa estão atualmente a perder mais de 1,7%, uma vez que a empresa espera uma redução significativa das vendas de chips para a China no quarto trimestre do ano.

Durante a sessão na região Ásia-Pacífico, os índices registaram uma descida, com exceção do mercado japonês, onde o Nikkei 225 ganhou 0,30%. Os índices chineses registaram uma descida de 0.4%, o australiano S&P ASX 200 registou uma descida ligeiramente abaixo do limiar de 0%, à semelhança do índice de referência indiano Nifty 50.

Na primeira parte do dia, o iene japonês é uma das moedas mais fracas, enquanto o dólar americano é uma das mais fortes. O USDJPY recupera e ganha 0,50% para 148,900.De acordo com 85% dos economistas inquiridos, o Banco do Japão vai acabar com as taxas de juro negativas em 2024, em comparação com 63% no inquérito de outubro e 52% em setembro.

O JPMorgan espera que o Banco de Inglaterra reduza as taxas de juro em 50 pontos base no quarto trimestre de 2024, em comparação com a pausa anteriormente esperada ao longo de 2024.

Geopolítica

Hoje, numa votação importante, o governo israelita aprovou um acordo para libertar cerca de 50 reféns que foram raptados na Faixa de Gaza durante um ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro. Trata-se sobretudo de mulheres e crianças, em grupos de 12-13 pessoas por dia.

Calendário Económico

Os destaques macroeconómicos de hoje serão:

●       Encomendas de bens duradouros nos EUA para outubro
● Relatório sobre a inflação e as expectativas dos consumidores da Universidade de Michigan
●       Discursos de vários banqueiros centrais

Na primeira parte do dia, estarão disponíveis os dados das vendas a retalho e do sentimento dos consumidores da Polónia, juntamente com um discurso da Presidente do Banco da Reserva da Austrália, Michele Bullock. Mais tarde, as atenções voltam-se para os EUA, com um relatório sobre as encomendas de bens duradouros para outubro, que deverá mostrar um declínio mensal de -3,1%.

Em seguida, os pedidos de subsídio de desemprego dos EUA para a última semana deverão ser ligeiramente inferiores, 226.000, em comparação com 231.000 na semana anterior. Além disso, o relatório da Universidade de Michigan deverá revelar uma nova deterioração no humor do consumidor, com o sentimento do consumidor previsto para cair para 60,4 em novembro, de 63,8 no mês anterior.

Mercado acionista Nacional:

O índice português PSI arrancou quase inalterado, está nesta altura a ter ganhos ligeiros de 0.17% em linha com o resto dos índices europeus. As empresas que registam a maior subida são: Mota-Engil 0.92% , CTT  0.71%  e  Sonae 0.68%, de resto estão praticamente todas as empresas perto do 0%.

Criptomoedas

No mercado das criptomoedas, observamos uma recuperação, com o Bitcoin a ganhar 1,90% e a ser observado em torno de 36.450 USD, enquanto o Ethereum ganha 2,80% para o nível de 1990 USD. Os projetos mais pequenos também estão a recuperar. O mercado deu um suspiro de alívio após o surpreendente acordo de 4 mil milhões de dólares da Binance entre o DOJ dos Estados Unidos e as agências da CFTC. O acordo envolve a revelação de registos e livros da Binance ao longo de cinco anos de supervisão. Outra parte do acordo é a demissão do CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, resultando na suspensão de todas as acusações e suspeitas das agências acima mencionadas.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.