Esta madrugada ficou marcada por novas quedas nas bolsas chinesas. As ações dos promotores imobiliários, incluindo a China Resources Land, e as ações tecnológicas, incluindo a Alibaba e a Tencent, foram as que mais perderam.
Ainda assim, os índices asiáticos estiveram a ser negociados em terreno positivo (exceto na China). O Nikkei e o Topix do Japão ganharam mais de 1,5%. O KOSPI da Coreia do Sul fechou a sessão estável.
Na Europa, o sentimento é positivo, apesar da fraca sessão registada pelos índices chineses.
Decisão sobre as taxas de juro no lado do BCE – um dos principais eventos desta semana
Durante a semana passada Christine Lagarde comentou os atuais níveis dos juros na Zona Euro e referiu que os juros já atingiram o seu pico. A presidente do BCE ainda referiu que os juros deverão começar a baixar no Verão.
No entanto, a decisão de quinta-feira por parte do BCE será importante de se acompanhar de perto, sobretudo depois da conferência de imprensa de Lagarde que poderá dar mais detalhes sobre a trajetória dos juros.
Petróleo recua, apesar da tensão no Médio Oriente
O petróleo não conseguiu manter-se perto dos 79,5$ por barril e está atualmente a desvalorizar 1%, embora durante o fim de semana o comando dos EUA tenha comunicado a destruição de mais alvos Huti. Espera-se que os EUA, juntamente com o Reino Unido, continuem a lançar ataques preventivos e a considerar um plano, neutralizando as actividades dos Huti sem simultaneamente escalar o conflito na região
Calendário económico
Os investidores têm hoje pela frente um dia bastante calmo em termos de publicações macroeconómicas. Ainda assim, esta semana será marcada por vários eventos importantes, tais como, a decisão do BCE, BoC, dados importantes da Zona Euro e dos EUA.
O destaque para o dia de hoje será a publicação dos resultados do índice do Conference Board, que dará mais informações sobre o estado da economia dos EUA.