
Mercados Internacionais
As ações da Ásia-Pacífico estão hoje a ser negociadas em alta, com exceção do JP225 do Japão (-0,25%) e do AU200.cash da Austrália (-0,35%). Outros índices estão em território positivo, com os índices de referência chineses a subirem entre 0,20% e 0,95%.
No mercado cambial, tanto o USD como o AUD estão a valorizar. O dólar australiano é apoiado pela melhoria no sentimento, enquanto o dólar americano mantém a sua força com base em dados sólidos do PMI.
No geral, os mercados cambiais permanecem em intervalos apertados antes do discurso do presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), Jerome Powell, em Jackson Hole, com os investidores cautelosos e o apetite pelo risco limitado.
Investidores aguardam pelo Simpósio em Jackson Hole
Os mercados esperam que Jerome Powell volte a referir que a abordagem da Fed depende dos dados, evitando sinais explícitos sobre a decisão de setembro. Na sequência de comentários hawkish da Fed e de leituras PMI mais fortes, os investidores reduziram a probabilidade de um corte de 25 pontos base em setembro para 73,3%. O Goldman Sachs, no entanto, espera que Powell adote um tom dovish, abrindo caminho para três cortes nas taxas a partir de setembro.
A Presidente da Fed de Boston, Susan Collins, mostrou abertura para cortes dos juros em setembro, alertando para o facto de as tarifas poderem afetar os consumidores e enfraquecer o mercado de trabalho.
Entretanto, Austan Goolsbee, da Fed de Chicago, afirmou que a reunião de setembro do FOMC permanece “em aberto”, citando sinais económicos mistos e riscos crescentes de estagflação.
XTB/RÁDIOILHÉU

