
Mercados Internacionais
Os índices futuros das bolsas norte-americanas apresentam uma ligeira queda entre 0,2% e 0,3%, enquanto os futuros europeus indicam uma abertura em baixa moderada.
O dólar americano mantém-se fraco, com o par EUR/USD a subir mais de 0,4%, ultrapassando os 1,133, apesar de os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano a 10 anos terem voltado a subir acima dos 4,5%, sem conseguir fortalecer a moeda.
No mercado das criptomoedas, a Bitcoin regista uma valorização superior a 1%, aproximando-se dos máximos históricos e o Ethereum sobe 3,3%.
Nos Estados Unidos, os inventários de petróleo bruto aumentaram inesperadamente em quase 2,5 milhões de barris, contrariando a previsão de queda, mas os preços do petróleo sobem mais de 1% antes da divulgação dos dados oficiais da EIA.
O gás natural recua 1,5%, corrigindo parte da forte subida de ontem.
Nos metais preciosos, o ouro regista um ligeiro aumento de 0,3%, sendo negociado acima dos 3.300 dólares por onça, enquanto a platina desce quase 1,5% após a recente recuperação.
Nos produtos agrícolas, a volatilidade é reduzida, com predominância de ganhos ligeiros.
Calendário económico
A agenda macroeconómica de hoje encontra-se praticamente vazia, com exceção dos dados sobre a inflação do IPC do Reino Unido, pelo que a atenção do mercado se voltará para os comentários dos responsáveis da Reserva Federal dos EUA e do Banco Central Europeu.
XTB/RÁDIOILHÉU