XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 21 de Junho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
480views

Os índices de Wall Street começaram a recuar após a abertura mista ontem. O S&P 500 caiu 0,25%, o Nasdaq caiu 0,81% e o Russell desceu quase 0,4%. O Dow Jones acabou por conseguir e fechar acima dos 0,77%

Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados em baixa: o Nikkei manteve-se estável, o Kospi caiu 0,8%, o Nifty 50 caiu 0,2% e o S&P/ASX 200 conseguiu registar ganhos na ordem dos 0,2%. Os índices da China registaram perdas na ordem dos 0,3-1,7%

Mercado Cambial

No mercado cambial, o JPY é a moeda principal com pior desempenho após a inflação subjacente do IPC (excluindo alimentos e energia) ter desacelerado em maio para o nível mais baixo desde setembro de 2022.

Por outro lado, a libra está a valorizar, após a divulgação de dados de vendas a retalho do Reino Unido que saíram muito melhores do que o esperado para maio, mas parte dos ganhos já foram apagados.

Calendário económico: Dados preliminares dos PMIs em destaque

O calendário económico para o dia seguinte está repleto de publicações referentes aos dados preliminares dos PMIs de junho. Durante a sessão europeia, as atenções estarão centradas nos dados de França e da Alemanha, às 8:15 e 8:30, respetivamente. Os analistas esperam uma pequena melhoria nos sectores da indústria e dos serviços, embora se espere que o sector da indústria permaneça na zona de contração.

Por outro lado, os índices PMI dos EUA, às 14:45, deverão mostrar uma pequena melhoria em ambos os sectores, com ambos os sectores permanecendo em território de expansão.

O CAD também poderá tornar-se um pouco mais de volatilidade por volta das 13:30, quando os dados das vendas a retalho canadianas forem divulgados.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.