
Mercados Internacionais
A sessão da Ásia-Pacífico está a ser mais calma, após o sell-off de terça-feira nos EUA. Os movimentos dos índices estão limitados a ganhos na faixa de 0,20-1,10%. Os índices chineses estão a subir entre 0,20% e 0,40%, enquanto o JP225 do Japão está a liderar os ganhos, subindo até 1,10%.
As ações dos EUA registaram a sua pior sessão desde outubro, com o US500 a cair mais de 2,00% e o US100 a cair até 2,40%. O índice de volatilidade VIX subiu para 21 pontos e recuou para cerca de 19,85 pontos hoje.
Na europa, o sentimento também é maior estabilidade esta manhã, com os principais futuros europeus a tentarem recuperar parte das fortes quedas registadas na sessão de ontem.
Calendário económico
Esta quarta-feira, 21 de janeiro, por volta das 13:30h, durante o Fórum Económico Mundial 2026 em Davos, na Suíça, o Presidente dos EUA, Donald Trump, deverá discursar e será dirigido às elites políticas e empresariais mundiais.
Espera-se que o presidente norte-americano dê especial ênfase à política interna dos EUA, bem como às controvérsias em matéria de política externa. Os temas principais deverão incluir a sua intenção de adquirir a Gronelândia, as tensões daí resultantes com os aliados europeus, as ameaças de novos direitos aduaneiros e uma discussão mais alargada sobre os interesses estratégicos dos EUA e a segurança global.
Além disso, os mercados acompanharão de perto os resultados trimestrais de empresas norte americanas, incluindo a Johnson & Johnson e a Charles Schwab, antes da abertura da sessão americana.
XTB/RÁDIOILHÉU

