XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 20 de Setembro de 2023

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
591views

Os índices têm vindo a recuar desde o início da semana, à medida que nos aproximamos da decisão sobre as taxas de juro no lado da Reserva Federal Americana.

No entanto, esta manhã está a ser marcada por uma melhoria no sentimento do mercado, com os índices europeus a registarem ganhos, apesar da fraca sessão asiática.


Mercado das matérias-primas

O petróleo volta a estar em destaque, desta vez devido às fortes correções de baixa. Desde de ontem que o preço do petróleo já caiu mais de 3%.
Embora não exista nenhum catalisador por detrás deste movimento, o facto dos ativos de risco estarem a corrigir, poderão estar a influenciar o desempenho do petróleo a curto prazo.

Agenda Económica

A sessão de hoje será marcada pela decisão da Reserva Federal Americana sobre as taxas de juro, hoje às 19h00. Para além do documento habitual, esta reunião será acompanhada de um conjunto de previsões sobre os próximos meses.
O gráfico de pontos deverá dar-nos mais detalhes sobre as expectativas dos decisores de política monetária em matéria de crescimento económico e pressões sobre os preços.

Para além da decisão da Fed, os investidores vão prestar particularmente atenção a Powell às 19h30 durante a conferência de imprensa.
Este será um dos eventos mais importantes dos últimos meses, uma vez que Powell poderá anunciar o fim do ciclo de subida dos juros, o tão aguardado “pivot” pelos mercados.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.