Os índices de Wall Street encerraram a sessão de ontem em terreno positivo, com a Nvidia a conseguir resistir à realização de lucros por parte dos investidores e a terminar a sessão com ganhos superiores a 1%, regressando à zona dos 900 dólares, por ação, embora as ações da Super Micro Computers tenham desvalorizado quase 10%.
Esta madrugada o Banco Popular da China manteve as taxas de juro a um ano e a cinco anos inalteradas em 3,45% e 3,95%, respetivamente. O índice Hang Seng ganhou cerca de 0,4%. O gigante chinês Tencent Holdings apresentará hoje os seus resultados.
Empresas do sector da moeda na Europa continuam com perspetivas negativas sobre o futuro
A gigante Burberry tem atravessado momentos de desafios devido ao abrandamento da atividade económica na China que tem levado a uma diminuição do consumo de bens de luxo.
Esta semana, foi a vez da Kering, um dos maiores representantes do mercado europeu do sector da moda, que comentou os resultados preliminares referentes ao primeiro trimestre de 2024.
O grupo estima que as suas receitas consolidadas no primeiro trimestre de 2024 deverão diminuir cerca de 10% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Os resultados refletem principalmente uma queda mais acentuada do que o previsto nas vendas da marca Gucci, particularmente na região da Ásia-Pacífico. As receitas comparáveis da Gucci no primeiro trimestre deverão cair cerca de 20% em relação ao ano anterior.
Calendário económico: Decisão da Reserva Federal em destaque
A sessão de hoje será marcada pela decisão da Reserva Federal americana sobre as taxas de juro.
Embora não se espere qualquer tipo de alteração sobre as atuais taxas de juro, esta reunião será acompanhada por um conjunto de projeções económicas, sendo que os mercados irão acompanhar de perto o gráfico de pontos para se perceber quantos cortes sobre os juros é que realmente poderão ocorrer ao longo deste ano.
É importante notar que há 3 meses o primeiro corte dos juros estava apontado para ocorrer nesta reunião de Março e neste momento já só se espera que o primeiro corte aconteça em Junho / julho.
Para além das projeções económicas, a conferência de imprensa de Powell também será acompanhada de perto. O presidente da Fed poderá dar novas pistas sobre a trajetória dos juros e sobre o atual estado da economia. Apesar de não se esperar alterações sobre os juros, os comentários de Powell poderão revelar-se dovish/hawkish e poderão trazer momentos de maior volatilidade para os mercados.