XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 19 de Junho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
481views

O S&P 500 encerrou a sessão de ontem perto de máximos históricos, com a Nvidia a subir 3,5%, tornando-se a empresa mais valiosa de Wall Street, ultrapassando a Microsoft. Hoje podemos ver que os futuros dos índices dos EUA continuam a valorizar, embora tanto os futuros das ações da UE como da Alemanha estão a perder entre 0,15% e 0,2%.

O índice chinês Hang Send encerrou a sessão de hoje com uma subida de quase 2%, uma vez que os investidores continuam a considerar os dados da atividade económica melhores do que o esperado (dados de maio). Além disso, devido à forte recuperação das empresas tecnológicas dos EUA, o KOSPI coreano subiu 1%, enquanto as ações japonesas se mantiveram praticamente estáveis, dois dias antes da decisão sobre as taxas de juro do Banco do Japão.

Portugal volta aos mercados para se financiar

Hoje haverá nova emissão de dívida pública de curto prazo. Espera-se que o juro pago por esta nova emissão seja semelhante à última emissão, tendo em conta o comportamento das yields nas maturidades mais pequenas.

A última vez que o país emitiu dívida (17 de abril) a curto prazo, o juro pago rondou os 3,785%, sendo que os juros da emissão a 11 meses ficaram nos 3,468%.

Numa altura em que o BCE está a começar a baixar os juros, devemos esperar que os juros pagos pelas próximas emissões de dívida sejam mais reduzidos.

Calendário económico: Bolsas norte-americanas encerradas devido ao Juneteenth National Independence

O dia de hoje é particularmente calmo nos mercados, os dados mais importantes foram publicados esta manhã. A inflação no Reino Unido saiu em linha com as expectativas, tanto no IPC como o IPC subjacente. Agora, os investidores estarão à espera dos resultados da produção de construção da zona euro, do índice de habitação NAHB dos EUA, bem como as minutas do BoC, que podem trazer momentos de mais volatilidade para os mercados.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.