Na semana passada os índices em Wall Street terminaram com a sequência de ganhos que já duravam mais de 5 semanas. Os resultados da inflação fizeram com que as previsões sobre o primeiro corte dos juros fossem mais uma vez adiadas e o sentimento de risk-off nos mercados começou a aumentar.
Esta madrugada, os índices da Ásia-Pacífico foram negociados, na generalidade, em terreno positivo. O S&P/ASX 200 ganhou 0,1%, o Kospi subiu 1,1%, o Nifty 50 subiu 0,4% e o Nikkei caiu 0,1%
Início de semana calmo nos mercados: Feriado nos EUA esta segunda-feira
Esta segunda-feira será especialmente calma nos mercados, onde o calendário económico encontra-se praticamente vazio e o feriado nos EUA irá fazer com que as condições de liquidez sejam mais reduzidas no início da tarde.
Ainda assim, esta semana volta a ser importante para os mercados. Os investidores vão estar atentos às publicações das minutas referentes às últimas reuniões de política monetária do BCE e da Fed que poderão fornecer mais detalhes sobre a trajetória dos juros.
Em termos de dados macro, o destaque irá para a publicação dos indicadores que servem para medir a atividade económica – PMIs. Os últimos dados têm mostrado recuperações, o que tem contribuído também para o adiamento da decisão de redução dos juros – sobretudo nos EUA.
Por fim, mas não menos importante, a gigante Nvidia apresentará os seus resultados desta quarta-feira, após o fecho da sessão em Wall Street. Os resultados da empresa podem ser vistos como um fator de risco para os índices americanos, uma vez que as “7 magníficas” têm sido responsáveis pelo desempenho dos índices recentemente.