XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 18 de Março de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
601views

Os índices da Ásia-Pacífico foram transacionados em alta esta madrugada – o Nikkei subiu 2,5%, o S&P/ASX 200 subiu 0,1%, o Kospi subiu 0,7% e o Nifty 50 manteve-se estável. Os índices da China valorizaram entre 0,3-1,1%

Apesar do bom desempenho dos pares asiáticos, na europa os futuros estão a ser negociados ligeiramente em baixa

Calendário económico: Bancos Centrais em destaque esta semana

O calendário económico para o dia de hoje encontra-se praticamente vazio. Os investidores estarão atentos aos dados do IPC referente a fevereiro na zona euro, mas durante a tarde não haverá publicações sobre a economia americana.

No entanto, as coisas tornam-se muito mais interessantes ao longo da semana, com os mercados a acompanharem de perto as decisões sobre as taxas de juro no lado dos principais bancos centrais. A Fed e o Banco do Japão estão no centro das atenções.

No lado da Reserva Federal Americana, não se espera que existam alterações sobre as taxas de juro, porém os investidores vão estar atentos às indicações de Powell sobre a trajetória dos juros e o estado da economia americana que até agora tem se mostrado muito resiliente e tem adiado a decisão do primeiro corte sobre os juros.

Neste momento, os mercados esperam que o primeiro corte dos juros aconteça apenas na segunda metade do ano. Ainda assim, estas expectativas poderão mudar consoante a evolução dos indicadores económicos, como a inflação e o emprego

No caso do Banco do Japão, espera-se que o banco anuncie o fim do ciclo de juros negativos no país. O Banco do Japão tem estado em contraciclo quando comparamos as suas políticas monetárias com os restantes bancos centrais.

O mais recente acordo com os sindicatos sobre os aumentos salariais na ordem dos 5% estão a reforçar ainda mais uma mudança nas políticas monetárias do banco, uma vez que estes aumentos deverão contribuir para novas pressões sobre os preços.

Para além disso, espera-se também que o Banco do Japão termine com o programa de controlo da curva das yields amanhã, assim que anunciar a sua decisão sobre as taxas de juro. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.