
Mercados Internacionais
As bolsas norte-americanas recuperaram terreno ontem, apesar das tensões no Médio Oriente e dos preços do petróleo continuarem acima dos 76 dólares.
No Japão, o banco central manteve as taxas de juro em 0,5%, como esperado, e o Nikkei subiu 1,5%. A moeda japonesa valorizou ligeiramente face ao dólar.
O ouro caiu ligeiramente para 3.386 dólares por onça, enquanto a Bitcoin voltou a subir acima dos 105,5 dólares, depois de ter recuado ontem. O sentimento nas criptomoedas continua cauteloso.
Os preços do petróleo atingiram o valor mais alto desde janeiro. E o trigo abriu a sessão em alta após o rollover.
No plano geopolítico, o New York Times avança que o Irão estará preparado para atacar bases dos EUA, caso Donald Trump avance para um eventual conflito, mas os mercados mostram alguma calma, com o índice de volatilidade VIX a descer 0,8%.
Ontem, os dados nos EUA mostraram fraqueza: vendas a retalho em queda pelo segundo mês, produção industrial abaixo do esperado e confiança na construção no valor mais baixo desde 2022.
Calendário económico
Hoje, o foco será nas decisões da Reserva Federal dos EUA, com destaque para o anúncio às 19h00 e a conferência de imprensa de Jerome Powell às 19h30. Antes disso, às 13h30, serão conhecidos os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA.
XTB/RÁDIOILHÉU