XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 18 de Junho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
488views

Os índices em Wall Street terminaram as negociações de ontem em novos máximos históricos. O S&P 500 ganhou 0,77%, o Dow Jones subiu 0,49%, o Nasdaq subiu 0,94% e o Russell 2000 subiu 0,94%.

Os índices da Ásia-Pacífico registaram novas subidas – o Nikkei ganhou 0,8%, o S&P/ASX 200 subiu 0,9%, o Kospi subiu 0,6% e o Nifty 50 subiu 0,3%. Os índices da China mantiveram-se a ser negociados de forma mista, com retornos que variam entre -0,2% e +0,4%.

Sell-off no mercado cripto continua

O sentimento no mercado das criptomoedas continua fraco. Embora os índices acionistas nos EUA continuem a ser negociados em máximos históricos (S&P 500 e Nasdaq-100), as criptomoedas continuam a ser penalizadas com a saída dos investidores nos ETFs spot de Bitcoin, que voltaram a registar outflows.

Neste momento, a Bitcoin já desvalorizou perto de 10%, sendo que as Altcoins são as mais penalizadas, tendo chegado a registar quedas superiores a 20% em apenas uma semana.

Calendário económico: Vendas a retalho nos EUA em destaque

O calendário económico para o dia de hoje inclui algumas publicações importantes. O relatório sobre as vendas a retalho dos EUA para maio, às 13:30, atrairá a maior atenção, enquanto os investidores na Europa estarão atentos aos resultados do instituto alemão ZEW referentes às sondagens de junho (10:00). O EURUSD deverá manter-se volátil durante a sessão, devido a uma série de discursos por parte de membros da Reserva Federal e do BCE que estão agendados para hoje.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.