XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 18 de Janeiro de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
239views

Os índices nos EUA voltaram a fechar em baixa, com o Dow Jones em destaque depois de ter terminado pela terceira sessão consecutiva em terreno negativo. Os dados publicados ontem sobre as vendas a retalho apoiam também o adiamento dos cortes dos juros em Março.

Por outro lado, os índices da região Ásia-Pacífico estão a ser negociados de forma mista. Os índices chineses estão a recuperar ligeiramente das recentes perdas mais profundas, valorizando 0,50-0,60%. O Nikkei 225 do Japão mantém-se flat, o Kospi da Coreia do Sul sobe cerca de 0,40%, e o S&P ASX 200 da Austrália recua 0,15%.

Tensões no Médio Oriente mantém-se

O Paquistão iniciou ataques com mísseis de retaliação contra esconderijos de militantes separatistas no Irão, dois dias depois de um ataque iraniano que exacerbou as relações entre os dois países.

Ainda assim, o impacto das tensões continua a ser limitado nos preços do petróleo. O índice Dry Baltic (-37% YTD)  também continua a recuar, apesar da escala das tensões.

Calendário económico

O calendário económico será marcado por várias publicações de dados importantes.
Os investidores estarão atentos aos dados que serão conhecidos sobre o mercado imobiliário dos EUA, que tem vindo a dar sinais de abrandamento nos últimos meses devido ao aumento das taxas de juro. As expectativas sugerem dados ligeiramente mais baixos sobre as licenças de construção de casas novas, enquanto que a construção de casas deverá registar uma queda mensal.

Para além dos dados sobre o setor imobiliário, o índice industrial da Fed de Filadélfia também será acompanhado de perto. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.